quarta-feira, 18 de abril de 2012

FRÈDÈRIC FRANÇOIS CHOPIN


FRÈDÈRC FRANÇOIS CHOPIN
1809-1849
Vocais: Diversas cançães Instrumentais: Sonata para piano e violoncelo- Estudos para piano, Séri 1(1-12); Série 11 (1-12)-19 Noturnos- 4 Baladas -11Polonaises- 24 Prelúdios-15 Valsas- 4 Fantasias- 54 Mazurcas- 17 Canções polacas

Era filho de um francês e uma polaca. O pai chegara  à Polónia em 1787 e entrara, com um amigo, na indústria do tabaco. O dinheiro ganho com o tabaco, no entanto, desfez-se em fumo e aceitou o emprego de preceptor de uma familia de patriotas polacos. Nas horas que consagrava ao trto social conheceu a aristocráta jovem que se tornou depois sua esposa. E, na cidade de Zelazowa-Wola, a seis mihlas de Varsóvia, nasceu-lhe o quarto filho,Frédéric, Era uma criaturinha meiga e delicada. As outras três meninas, mas sob certos aspectos, era a quarta a mais feminina de todas, .demostrou, logo, o seu talento invulgar. Embora doentio, era orgulhoso, aristocrático e vaidoso, ao passo que a criança se convertia num adolescente, começou apassui-lo um profundo desdém pelas dissipações sensuais do rapaz comum.
Foi a Pris, onde esperava, entre sociadade brilhante e os arredores ensolarados, fortalecer o corpo e dar vida nova ás ideias.  Seus amigos românticos franceses- Alfredo de Musset, Heitor Berlioz ,Vitor Hugo, Baudelarire ,Balzac. Esses filhos do movimento romântico eram visitados pelos seus irmãos colaços do outro lado do Reno-Heinrich Heine, Franz Liszt, Hiller, Michkiewicz e Mendelssohn.
No meio dessa sociedade de sonhadores, artistas que tinham a audácia de olhar para um mundo melhor,, caminhava o polaco enfermiço e triste.

19 -4-2012
Alconero

Sem comentários: